Xarope de Groselha: Origem, Como é Feito e Como Usar
O que é o Xarope de Groselha
O xarope de groselha natural é um composto doce feito a partir de açúcar, água e do suco de groselha, extraído das frutas frescas e maduras. Mas no Brasil, boa parte deles não são feitos da fruta, e sim a partir de aromas artificiais que tentam imitar as características da groselha.
Origem
A groselha é uma fruta nativa da Europa e da Ásia Ocidental, proveniente da groselheira, um arbusto com espinhos e que pode alcançar até 6 metros de altura. É típica de regiões com invernos rigorosos e verões úmidos.
Apesar disso, a planta também conseguiu se adaptar em outras regiões do mundo, inclusive no Brasil, que conta com plantações no sul do país.
Já o xarope de groselha, feito da fruta, não tem uma origem certa, mas há registros de seu uso em livros de receitas do século XIX na Europa. Acredita-se que tenha surgido como uma forma de preservar o suco por mais tempo.
Com o tempo, no início do século XX, ocorreu a industrialização e o surgimento de fábricas de refrigerantes, que popularizaram os refrigerantes saborizados.
No Brasil, o xarope foi trazido por imigrantes europeus, e difundido pela Cereser (atual grupo CRS) no ano de 1949.
Por ser uma bebida doce e de coloração vermelha, no Brasil também fez bastante sucesso entre as crianças. E muitas marcas até adotaram identidades visuais divertidas, com foco no público infantil.
Como utilizar
O xarope de groselha é versátil e pode ser utilizado para o preparo e decoração de drinks, sucos e refrescos, para saborizar saladas de frutas, para dar um toque diferenciado ao sagu, e também pode ser utilizado como cobertura em sorvetes.
Seu uso mais tradicional é diluído em água ou leite gelado, em forma de suco ou refresco, para acompanhar lanches ou refeições.
O xarope de groselha faz bem para a saúde?
Depende, mas em geral seu uso moderado não trará malefícios. Para pessoas diabéticas, ou para pessoas em situação de obesidade, seu uso pode trazer problemas, por conta da alta quantidade de açúcar.
No caso de xaropes feitos com a fruta, poderão estar presentes alguns benefícios, pois a groselha é uma fruta nutritiva, rica em vitaminas e minerais:
- Antioxidantes: A groselha é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos orgânicos, que possuem funções anti-inflamatórias, antivirais, antibacterianas e vasodilatadoras. Esses elementos ajudam a retardar o desenvolvimento de algumas doenças.
- Rica em fibras: As fibras presentes na groselha ajudam a melhorar a digestão e a prolongar a sensação de saciedade, contribuindo também para o emagrecimento (assim como quase qualquer alimento que contenha fibras).
- Vitaminas: A groselha é rica em vitamina C, vitamina A e vitamina E, que fortalecem a imunidade e previnem o envelhecimento precoce.
Apesar disso, é importante notar que o xarope de groselha é uma combinação do suco extraído da fruta, água, e uma quantidade considerável de açúcar.
Por utilizar-se do suco, e não da fruta inteira, parte dos nutrientes da groselha se perdem.
Além disso, como pontuado anteriormente, no Brasil, em boa parte das marcas produtoras não utilizam realmente da fruta no preparo, e sim de aroma artificial, reduzindo todos os possíveis benefícios da fruta no xarope. Tornando o produto apenas um composto de açúcar.
Por ter altas quantidades de açúcar, pode precisar de certo controle em dietas que buscam a perda de peso. Além disso, vale pontuar que a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o consumo de açúcar é de no máximo 10% das calorias da dieta.
Referências: Nestlé, Continente, Segredos do Mundo (R7), OMS (Organização Mundial da Saúde, WHO), Governo do Brasil.