Tudo Sobre o Licor de Cassis
O que é Licor de Cassis e qual sua origem?
O Crème de Cassis é um licor feito por infusão e maceração da fruta Cassis, que é uma espécie de groselha conhecida como groselha-negra.
A primeira receita do Licor de Cassis surgiu por volta de 1841, e foi criada por Auguste-Denis Lagoute, que ficou conhecido como o primeiro produtor de licores na cidade de Dijon, na França. Fundaram então a empresa Lejay, que popularizou o produto ao redor do mundo.
No Brasil, o licor foi difundido pela marca Stock, que chegou ao país em 1934. Apesar da chegada da empresa ao país, não se sabe ao certo em que ano a marca começou a vender o agora famoso Licor Crème de Cassis.
Como usar o Licor Creme de Cassis?
O Licor de Cassis é muito utilizado no preparo de coquetéis e sobremesas. Entre eles estão o Kir e o Kir Royale, que são drinks aperitivos que misturam o licor e vinho branco ou champagne. O licor também é muito utilizado como adoçante e cobertura na receita de creme de mamão papaya. Mas também pode ser utilizado com criatividade para diversas receitas e sobremesas, e até como decoração em pratos agridoces.
Curiosidades sobre o Licor Creme de Cassis
Apesar de ter sido criado por Auguste-Denis Lagoute, o licor teve um grande papel de popularização realizado por Canon Félix Kir, um padre católico e ativista da resistência francesa contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi o primeiro a misturar o vinho branco com o creme de cassis, sendo então o criador do coquetel Kir, o que ajudou a difundir ainda mais o licor.
Referências: Lejay, Marcelo Copello (VEJA RIO), Chef João Cisneiro, Stock do Brasil, Wikipedia.